sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Carurú na Selva!!!

Hoje é 04 de dezembro, dia de Iansã que no sincretismo religioso é Santa Bárbara! Senhora das Tempestades, Deusa da Espada e do Fogo, Dona das Paixões... Uma das principais homenagens a ela (e a minha favorita) é o carurú! Diferente do carurú de Cosme e Damião o quiabo deve ser cortado em rodelas e isso dar um sabor especial ao prato.
Comemorado principalmente aqui na Bahia o seu dia também é lembrado em outros estados do país por intermédio das baianinhas que mantém a tradição país afora. No Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro eu garanto que está rolando festa mas o inusitado deste ano é que hoje está acontecendo uma homenagem no Amazonas, no meio da selva.
Um dos Periquitinhos aproveita seu aniversário e chamou a mãe para ajudar a comemorar a data no meio dos índios.
Tô imaginando aqui a cena: corta quiabo de uma lado, mexe vatapá do outro... Toda 'indiarada' convidada e tentando entender o ritual.
Conhecendo como conheço tenho certeza que a essa hora o corpo tá coberto de urucum em substituição a roupa vermelha, a pipoca foi substituida pelo beijú e ao invés de rapadura será servido uma açaí na tigela.
Só uma coisa eu tenho certeza que não vai mudar. A padilha do Periquito que ficou por aqui. Essa é danada e tá solta!! Sorry, não resisti!! Eparrei oiá!

2 comentários:

Perikitinho disse...

Parabéns, amor! Td de bom pra vc.

A Gorda disse...

Vou comecar a cobrar por estes recadinhos, viu? E como Tim Maia "Não quero dinheiro, eu só quero amar..."