sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Talento

Nunca fui uma pessoa de talentos. Não sei cantar, cozinhar, dançar e (creiam) nem dirigir eu sei. Tenho amigos que fazem isso divinamente... Cozinham melhor que Alex Atala, cantam como Elis, dançam como Ginger Rogers e dirigem tanto quanto Louis Hamilton. Acho que é porque me dedico a muitas coisas ao mesmo tempo e acabo não sendo bom em nada pois já fiz curso de culinária, dança de salão e até auto-escola mas não sou determinada e largo tudo pela metade.
Muita gente acha que sou obstinada, dona de certezas e completamente independente mas quando me conhecem passam a conviver com uma pessoa - não digo insegura - dependente do outro. Alguns se assustam com o grau de sujeição que tenho com meus amigos. Lógico que meus amigos não têm noção disso (e nunca terão, não é?).
Voltando aos meus talentos lembro de um dia que uma amiga minha - que hoje mora na terra da rainha - resolveu me emprestar o carro confiante de que eu sabia fazer baliza e tirá-lo de uma vaga no shopping. Até hoje posso ouvir o seu grito de desespero ao ver a traseira de nosso veículo se aproximar velozmente da frente de uma mercedes-benz estacionada a mais de 20 metros da nossa vaga. Confesso que nesse dia eu me mijei nas calças, não fosse o bom humor dela eu teria pânico de trânsito.
Outra experiência que tenho foi quando resolvi cozinhar para apresentar alguns amigos a um namoradinho em mil novecentos e bolinha. Nunca vi receita de lazanha ficar ruim mas a minha só servia para juntar tijolo em construção de empreendimento imobiliário de segunda na cidade de Salvador. Desta vez o resultado foi escatológico também mas foi para todo mundo que comeu.
Com frequência me vejo tentando descobrir um talento. Não faz nem muito tempo estava tentando me tornar uma expert em charutos num clube exclusivo mas quando dei por mim eu estava parecendo uma "preta-véia" soltando fumaça por onde ia e caí no deboche das amigas. Tentei frequentar reuniões movidas a vinho com finos sommeliers mas sempre levava um legítimo Sangue de Boi para fazer graça com a roda formada basicamente por gente muito próxima.
Tentei esportes. Musculação, corrida, equitação, boxe... De quê adianta se larguei o ballet um mês antes da apresentação de final de ano?
Curso de idiomas? Sei falar "Eu te amo!" em seis linguas e só!
Comecei a fazer bijoux (só rindo) e até hoje minhas amigas acham uma ou outra bolinha de acrílico perdida no tapete do quarto de hóspedes. Acreditem que até tentei fazer um curso de tear mas confesso que nesse caso meu interesse era mais no professor que nos tapetes e até hoje janto com ele e minhas amigas de curso uma vez por mês.
Ao contrário de minhas amigas que têm academia de dança, falam linguas, costuram a ponto de ter lojas, cozinham e têm restaurantes algumas tem o nobre talento de cuidar de crianças e chegam a ter uma penca de filhos, eu não sei fazer nada!
Deus tenha piedade desta minha pobre alma que inveja as habilidades de cada um de seus amigos e amigas. Inveja sim, pois de acordo com o pai dos burros um dos sinônimos de inveja é o desejo violento de possuir o bem alheio e este desejo eu tenho mesmo. Queria tanto cozinhar como a Condessa Italiana e a Bibi, fazer baliza como a Beija, dominar idiomas como Léa Mezanga, malhar como Nathalie, dançar como a Alemã, cantar como a MÉDICA... Com certeza Ele há de se apiedar de mim que somente ao reler este post acabo de descobrir que tenho talento sim. O de fazer e cultivar Amigos, assim mesmo, com "A" maiúsculo.
Talentos. Quem precisa deles quando se tem amigos?

Um comentário:

Tom disse...

Quem precisa de talento qdo se tem amigos? Quem precisa de talento qdo se é MOCA? Para mim, vc, por vc, já eh a personificação do talento. E só por vc ser vc, sempre te admirei.